9. TECNOLOGIAS “PERIGOSAS”

Dentre as tecnologias criadas contemporaneamente, algumas podem gerar repercussões negativas e perigosas para o futuro, são elas:

Nanobots--647x270
Imagem retirada de http://nanotecnologiaplicada.blogspot.com.br/2013/04/armas-nucleares-x-armas-nanotecnologicas_8.html

ARMAS NANOTECNOLÓGICAS

“A nanotecnologia pode desenvolver uma arma antipessoal de um tamanho aproximadamente de 200 mícron, capaz de detectar e injetar toxinas em pessoas indefesas, apenas uma dose de 100 nanogramas da toxina do botulismo , ou seja, 1/100 do volume da arma, é letal. E, para alarme, uma única mala tem espaço para 50 milhões de aparelhos com essa quantidade de veneno. Nada mais do que o suficiente para matar a humanidade inteira.” (Fonte)

MÁQUINAS CONSCIENTES

Porém, tudo isso só seria possível se as máquinas realmente fossem capazes de desenvolver a consciência.

UMA SUPERINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Se conseguíssemos de fato romper os limites e criar uma superinteligência artificial, o que nos garantiria que ela não se rebelaria contra nós? O cinema vem explorando esse perigo eminente em muitos filmes de ficção científica, mas isso ainda está distante de ser alcançado na realidade. Será que estaríamos preparados para seres mais inteligentes e fortes do que nós? Será que aceitaríamos esse novo tipo de inteligência?

DISPOSITIVOS DE LEITURA DA MENTE

E se fosse possível inventar mecanismos que lessem nossas mentes? Até onde isso seria bom ou extremamente ruim? Seria preciso realmente repensar toda a ética e a moral que conhecemos atualmente e até mesmo as leis, a fim de impor limites sobre esse tipo de uso da tecnologia. Além disso, esse talvez fosse o primeiro passo para um upload de consciência.

Mas será que todas essas tecnologias são de fato tão temíveis? Ou será que, como humanos e racionais, podemos controla-las e usa-las a nosso favor?

Untitled
Imagem de Marcelo Buzato (mbuzato@iel.com.br)

(Imagem de Capa)

Advertisements

One thought on “9. TECNOLOGIAS “PERIGOSAS”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s