7. PÍLULA DA INTELIGÊNCIA

inteligencia
Imagem retirada de: finanzas.com

O que parecia ser ficção científica está mais próximo da realidade do que nunca: o uso de medicamentos para nos tornar humanos superinteligentes. No filme Sem Limites (2011), o ator Bradley Cooper interpreta um escritor que passa por um momento de frustração e bloqueio criativo e encontra em uma pílula a solução para os seus problemas:

estudo
Imagem: divulgação

Com essa busca pela superação das capacidades físicas e cognitivas, tem-se aumentado a produção (e a venda) de remédios e drogas para turbinar o raciocínio. Na verdade, elas já existem há algum tempo, como as drogas ilícitas e a ritalina. Porém, atualmente, existe no mercado um novo tipo de remédio, chamado Modafinil, que deveria ser utilizado para patologias específicas, mas vem sendo usado por pessoas ditas “normais” a fim de aumentar a capacidade cerebral. Várias mídias já abordaram esse tema, como a Revista Superinteressante.

Sobre o Modafinil: “Sua principal ação consiste em aumentar a concentração de dopamina, norepinefrina, acetilcolina e serotonina na fenda sináptica. Esses neurotransmissores têm relação direta com o estado de alerta e sono, sendo preponderantes na regulação do ciclo circadiano. Após esse aumento, tem como resultado a ampliação do poder de concentração e a diminuição da necessidade de sono, estendendo o período desperto. Com isso, o modafinil acaba produzindo efeitos psicológicos como excitação e aumento da autoconfiança.”

placebo-pills-brain-heartcurrents
Imagem retirada de: http://ishouldbeofftoday.blogspot.com.br/

(Imagem de Capa)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s