3. PERFORMANCE OU ESSÊNCIA?

performance ou essencia
Imagem retirada de: Drama Masks

Será que, enquanto humanos, temos algo que nos define como pessoa singular e diferente das demais? Há de fato uma espécie de essência ou identidade pessoal? Ou será que, na verdade, adaptamo-nos à ocasiões e momentos e realizamos, a todo o tempo, performances? O fato é que, se somos formados apenas por performances, temos uma incrível capacidade artística, que supera qualquer atuação. Se isto for verdade, talvez habite dentro de todos nós algo que beira um transtorno de personalidade; o que nos separaria dos chamados “loucos” da sociedade seria uma capacidade de não deixá-lo transbordar a todo o tempo.

Atualmente, são muito comuns os testes de personalidade. Mas por que será, então, que em determinados momentos da vida de uma pessoa os resultados podem ser diferentes de em outros? Como a personalidade não é formada apenas de um traço pessoal, porventura não poderia existir uma personalidade dominante que mude/oscile de acordo com as circunstâncias? Tais capacidades de mudança e plasticidade humana podem ser as responsáveis pela complexidade de se criar de uma inteligência artificial.

Captura de Tela 2014-11-29 às 14.38.43
É tudo atuação ou temos uma verdadeira identidade?

“Tem coisa que eu devo, mas não quero, tem coisa que eu quero, mas não posso, tem coisa que eu posso, mas não devo. Aqui, nestas questões, vivem aquilo que a gente chama de dilemas éticos; todas e todos sem exceção temos dilemas éticos, sempre, o tempo todo: devo, posso e quero?” (Mario Sergio Cortella)

Imagem retirada de: http://kdfrases.com/frase/108781
Imagem retirada de: http://kdfrases.com/frase/108781

A personalidade é o modo de ser do indivíduo, a tendência de ser de uma determinada forma de acordo com sua herança genética, sua história pessoal e suas crenças. Este modo de ser do indivíduo, a sua forma, é preenchida com o seu conteúdo, que lhe dá a unidade da personalidade com a característica de ser exclusivo e ímpar em relação a todos os demais seres humanos.

charge
Charge: Será que todos temos múltiplas personalidades no contexto da pós-humanidade?

Segundo essa perspectiva, a ética e a moral definidas pela sociedade e cultura seriam as responsáveis por definir que tipo de performance devemos adotar. Porém, se existe uma essência [imutável] de fato, ainda não conseguimos prová-la.

(Imagem de Capa)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s